Atualização na pontuação da CNH: Veja as mudanças

O Governo Federal já oficializou atualização na pontuação da CNH. Essa mudança foi solicitada pelo atual Presidente da República Jair Bolsonaro. Você sabe quais as mudanças solicitadas? Veja mais detalhes sobre a atualização na pontuação da CNH a seguir!

Atualização na pontuação da CNH

Saiba mais sobre a CNH

Antes de detalharmos mais sobre a atualização na pontuação da CNHvamos entender melhor o que é a CNH. Muitas pessoas não estão familiarizadas com esse termo.

CNH significa Carteira Nacional de Habilitação. É um documento que uma pessoa tira quando faz 18 anos de idade. Esse documento dá a ela o direito de dirigir, carro, moto, caminhão, e outros veículo.

Jovem de 16 anos pode tirar carteira de motorista?

Veja a foto de um documento abaixo:

Com esse documento, ela pode dirigir em todo o território Nacional. Antes de conseguir esse documento, a pessoa precisa fazer aulas de direção, prova escrita e também uma prova prática.

Passando por todas as etapas, que leva cerca de 6 meses, se não for reprovado em nada, a pessoa já pode começar a dirigir.


Requisitos para  tirar a a CNH

Antes de mostrarmos como ficou a Atualização na pontuação da CNH, saiba que não é todo cidadão brasileiro que pode tirar a Carteira de Motorista. Para você conseguir esse direito, é preciso estar de acordo com os requisitos exigidos por Lei.

Veja os requisitos

  • O cidadão de saber ler e escrever;
  • Deve ter 18 anos completos;
  • E deve ser aprovado em todos os exames e provas.

✓ Você sabia que receber multas de outras pessoas na CNH é crime?


A pontuação da CNH hoje!

Quando você começa a dirigir você pega uma carteira provisória. Ela dura cerca de 1 ano. Nesses período você não pode cometer  nenhuma infração. Se cometer alguma infração, essa habilitação é suspensa e você perde o direito de dirigir.

✓ Saiba como ter a CNH de forma gratuita nos estados:

Depois de 1 ano, você vai receber a sua CNH definitiva. Junto com ela você ganha, vamos dizer assim, 20 pontos, que podem ser utilizados em 12 meses.  Hoje são 20 pontos que contam na CNH, mas com a Atualização na pontuação da CNH isso vai mudar.

Para que serve esses pontos?

Cada infração que você comete, é debitado uma quantidade de pontos, desses 20 pontos, além da multa que você deverá pagar ao governo.  Por exemplo:

  • Se você ultrapassar o sinal vermelho: Essa infração é considerada gravíssima, e você perderá 7 pontos na carteira. Ou seja, vão tirar 7 pontos dos 20 que você tem.

Quanto mais infrações você cometer, mais perto de ter a sua habilitação suspensa,você ficará. Porque, quando você ultrapassar os 20 pontos, a sua CNH é suspensa e você perde o direito de dirigir.

Mudanças na Atualização na pontuação da CNH

Recentemente o Presidente da República Jair Bolsonaro, entrou com um pedido na Câmera para que houvesse uma Atualização na pontuação da CNH. Ele propôs que os pontos da CNH que atualmente são de 20, passassem para 40.

Ou seja, o condutor terá a sua CNH suspensa quando atingir 40 pontos na carteira.

“Hoje você perde a carteira com 20 pontos. E vai passar a responder o processo de suspensão com 40 [pontos]. No entanto, para aquelas faltas mais graves, como a questão da alcoolemia, a gente vai simplificar o processo de suspensão”. disse Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da Infraestrutura. – fonte: Gazeta do Povo 

Outra mudança proposta nesse mesmo pedido é o aumento do prazo de validade para a renovação da CNH. Atualmente, a pessoa tem 5 anos para renovar a sua CNH. Com a nova Lei, esse prazo passará para 10 anos.

Apenas pessoas com mais 65 anos de idade, é que terá que fazer a renovação de 5 em 5 anos. Essas foram a última atualização na pontuação da CNH

Para tirar dúvidas, acesse o site do DETRAN do seu estado – por aqui mesmo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Atualização na pontuação da CNH: Veja as mudanças
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento. 
Compartilhe