CNH Digital RJ: Como solicitar a CNH Digital? Baixar APP

Permitindo mais tecnologia no uso de documentos oficiais, a CNH Digital RJ é um realidade dentro do estado do Rio de Janeiro. A adesão aos recursos disponibilizados na CNH Digital RJ é totalmente gratuita. Basta buscar o aplicativo nas lojas Google Play ou App Store.

CNH Digital RJ
CNH Digital RJ

O que é a CNH Digital RJ?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento federal que registra todos os motoristas que estão aptos a conduzir um veículo automotor. É necessário ter no mínimo 18 anos para emitir a primeira via que permite direção de carro de passeio e moto.

O Detran é o responsável por cuidar dos trâmites relacionados a habilitação. Sendo uma das suas criações a CNH Digital RJ. Documento que traz as mesmas informações da carteira impressa em papel.

Inclusive, tem a mesma validade jurídica da CNH original e pode ser mostrado em locais e situações que se pede. Mas, é opcional e não substitui a impressão comum da habilitação.

A carteira pode ser consultada baixando o aplicativo em um aparelho celular e fazendo o cadastro. Além de trazer informações pessoais sobre o motorista também está incluso na ferramenta o CRLV do veículo que lhe pertence.

✓ Acompanhe as novidades:


Quem pode usar a CNH Digital do Rio de Janeiro

Embora a ferramenta esteja disponível no estado desde 2018, nem todos os motoristas conseguirão usar seus serviços. Pois, precisam cumprir com algumas exigências.

De acordo com o Blog do Detran pelo menos 500 mil usuários já aderiram ao sistema. Cumprindo com as regras sobre quem pode usar a CNH Digital do RJ:

  • Pessoas que emitiram a CNH a partir de maio de 2017;
  • Motorista que têm no verso da carteira a impressão do código QR;
  • Condutores em situação regular com o Detran, sem suspensão ou cassação.

Quem não possui a versão mais recente da habilitação com o código QR, pode solicitar a segunda via do documento. Quando renovar a carteira automaticamente a nova CNH virá com a impressão.

✓ Saiba como fazer a renovação da CNH


Como solicitar a CNH Digital RJ

Não há cobrança de nenhuma taxa para solicitar a CNH Digital RJ. O aplicativo está disponível para aparelho com sistema IOS e Android.

O único custo dentro do aplicativo é para exportar uma cópia da CNH em PDF, com valor equivalente a um cópia autenticada em cartório.

O passo a passo para adquirir a carteira virtual é bem simples:

  • Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”;
  • O aplicativo vai solicitar uma “prova de vida”, pedindo que com a câmera do celular o usuário faça alguma movimentação com o corpo;
  • Depois de validar a etapa anterior, o sistema pede que sejam inseridos dados pessoais para criação de um login e senha de quatro dígitos que será usada sempre que precisar acessar o portal;
  • Leia o código QR do verso da CNH usando a câmera do celular;
  • Pronto, o App vai baixar todas as informações e deixar disponível para acessar até mesmo offline, quando não há conexão com a internet.

O documento poderá ser usado em uma blitz policial, como identificação pessoal do motorista evitando multas ou cobranças judiciais.

✓ Confira os estados com CNH gratuita 2020


Baixar o App CNH Digital

Para baixar o App CNH Digital é preciso acessar a sua loja de aplicativos. Para quem tem celular com sistema operacional Android a loja é Google Play. E para os que possuem IOS a opção é o App Store.

Na barra de busca digite “Carteira Digital de Trânsito”, solicite o download do programa e informe sua senha da conta cadastrada. O aparelho vai ser inserido entre os aplicativos.

Depois de criar seu login o acesso ao serviço poderá ser feito de maneira ainda mais simples, mesmo que não esteja conectado a internet. Apenas informando a senha cadastrada.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

CNH Digital RJ: Como solicitar a CNH Digital? Baixar APP
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.