CNH Digital SP: Como solicitar a CNH Digital? Baixar APP

O Detran trouxe como mais uma facilidade a CNH Digital SP. O documento eletrônico que possibilita o acesso as mesmas informações disponíveis no papel impresso. A solicitação da CNH Digital SP é gratuita e permitida a todos os paulistas que possuem a habilitação mais recente.

CNH Digital SP
CNH Digital SP

O que é a CNH Digital?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é emitida como uma forma de comprovar que o cidadão está autorizado a conduzir veículos automotores, dentro da categoria que escolheu.

Podendo dirigir carro, moto, ônibus, caminhão e carreta. Desde maio de 2017 têm sido impressas novas CNH com um código QR em seu verso. Por meio deste código é possível baixar e usar a CNH Digital.

CNH Digital

A proposta é facilitar o acesso ao documento mesmo que hajam eventualidades. Por exemplo, se o motorista perdeu seus documentos, enquanto espera a nova via pode apresentar a habilitação no celular.

A carteira eletrônica tem o mesmo valor jurídico do formato em papel, mas é opcional.

Quem não se interessar pela nova tecnologia não precisa utilizar o código. Ele também não substitui a CNH original, quer dizer, não há como escolher entre a impressão física ou virtual.

✓ Saiba como solicitar a CNH Especial para Deficientes


Quando é possível solicitar a CNH Digital SP?

O Detran orienta quando é possível solicitar a CNH Digital SP, enfatizando quais são os motoristas que podem baixar o aplicativo para utilizar o sistema digital.

A tenologia está disponível para aqueles que são favoráveis as exigências de:

  • Ter a CNH registrada no Estado de São Paulo;
  • Versão impressa da CNH deve ter o QR Code;
  • Ter habilitação em situação regular (nem suspensa, nem cassada);
  • Ter habilitação no prazo de validade;
  • Não solicitar nenhuma alteração de dados, como mudança de sobrenome por ocasião de casamento ou exercício de atividade remunerada.

O próprio condutor pode fazer o pedido, sem a necessidade de contar com a intermediação de uma auto escola ou despachante.

✓ Entenda como funciona a CNH com Chip


Como solicitar a CNH Digital SP

O primeiro passo para solicitar a CNH Digital SP é verificar se possui o Certificado Digital (e-CPF), feito no Portal do Cidadão. É necessário ter esse cadastro para utilizar a ferramenta.

Caso não tenha, baixando o App é possível se inscrever no portal na opção “Cadastre-se”. O atendimento presencial do Detran também permite que essa inscrição seja feita, de maneira rápida e simples.

Depois de cadastrado é preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular ou tablet e buscar por “CNH Digital Serpro”. A Serpro é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas para o governo federal.

Insira login e senha do Portal Cidadão, e crie uma nova senha para a carteira. Depois, escaneie o código QR que fica no verso da sua habilitação e pronto, pode começar a usar o aplicativo. Mesmo sem internet é possível consultar todas as informações.

✓ Saiba como participar da CNH Social 2020

Não é gerada nenhuma taxa de utilização do serviço, principalmente porque se trata de uma ferramenta opcional. Depois de cadastrado o usuário poderá transitar por todo o país com seu documento eletrônico.


Baixar App CNH Digital São Paulo

Para finalmente ter a facilidade de usar seus dados como motorista de forma eletrônica, o condutor precisa baixar App CNH Digital São Paulo.

O processo é bem simples, e precisa apenas da senha da loja de aplicativos. O serviço está disponível para aparelhos com sistema operacional Android ou IOS.

  • Acesse a loja Play Store ou App Store, e digite na busca “CNH Digital Serpro”;
  • Em seguida, informe a senha da sua conta logada na loja para permitir o download;
  • Minutos depois o aplicativo estará disponível. Agora, basta acessar usando seu login e senha do Portal Cidadão, escanear o QR Code e utilizar a ferramenta.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

CNH Digital SP: Como solicitar a CNH Digital? Baixar APP
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.