CNH Jovem 2020: INSCRIÇÕES e Regras【CNH MARANHÃO】

A CNH Jovem 2020 é um projeto social oferecido pelo governo do Maranhão. O objetivo é gratificar as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o valor do documento. Todos os anos, por meio da CNH Jovem 2020 centenas de pessoas são beneficiadas com o programa.

CNH Jovem 2020
CNH Jovem 2020

O que é a CNH Jovem 2020?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o único documento que indica a condição apta a conduzir veículos. Presente em todo o país, para emitir a carteira é necessário pagar uma série de taxas.

A proposta da CNH Jovem 2020 é exatamente extinguir todos os custos, e fazer com que o governo do estado do Maranhão e o Detran, arquem com esses valores. Beneficiando as pessoas com baixa renda.

O programa também haje na qualificação dos contemplados, pois permite que após concluir a preparação para emitir a CNH. Eles possam atuar como motoristas dentro da região.

✓ Esse programa também funciona nos seguintes estados:

Todo o processo seletivo é responsabilidade do DETRAN, bem como a divulgação de novas vagas para mais contemplações no estado. São centenas de auto escolas credenciadas para atender toda a demanda de alunos.


Requisitos para inscrição na CNH Jovem 2020

Para fazer parte dos selecionados no programa, e emitir sua carteira de forma totalmente gratuita. Antes, os candidatos precisam preencher aos requisitos para inscrição na CNH Jovem 2020.

Diferente de alguns estados, no Maranhão é solicitada a nota do ENEM da última edição. Como critério de classificação dos cadastrados. Por isso, são exigidos que os candidatos cumpram com:

  • Possuir entre 18 anos e 21 anos;
  • Ser alfabetizado;
  • Ter participado do ENEM no ano anterior;
  • Estudantes oriundos da escola pública;
  • Moradores do estado.

CNH Jovem

Na última edição foram disponibilizadas 3 mil vagas, entre primeira habilitação na categoria A e B. E adição de categoria, para C, D e E.


Regras de seleção Habilitação Jovem 2020

São utilizados critérios e regras de seleção Habilitação Jovem 2020, a fim de classificar aqueles que realmente se enquadram nos objetivos do programa.

O primeiro método é selecionar os inscritos baseado nas pontuações do ENEM. Quem obteve as melhores notas se classifica, considerando o número de vagas para cada cidade.

Restando oportunidades, é feito um sorteio pelo DETRAN. Sem considerar o desempenho na prova. E por fim, o último método a ser utilizado segue o seguintes critérios para desempate na CNH Social 2020:

  • Maior idade;
  • Melhor nota na redação do ENEM.
  • Morador de município que integra o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
  • Ordem de inscrição.

Os contemplados serão alocados para a auto escola mais próxima, e não precisarão pagar nenhuma taxa. Desde as aulas preparatórias até os exames de avaliação.


Inscrições CNH Jovem 2020

Quando abrem novas inscrições CNH Jovem 2020, os interessados devem acessar o site do DETRAN do Maranhão. E preencher a ficha cadastral.

Na ocasião, será preciso informar: nome completo, idade, município de residência, número de inscrição no ENEM e categoria de habilitação que deseja concorrer.

Todas as informações oficiais sobre um novo processo seletivo serão anunciadas apenas pelo DETRAN ou pelo Governo do Estado. Por isso, é importante estar atento aos comunicados.

A consulta para saber se foi selecionado também é feita no mesmo site. Os aprovados devem comparecer até um atendimento do DETRAN para levar documentos de identificação.


CNH Maranhão

Para conseguir a habilitação gratuita no Maranhão, a CNH Jovem é a alternativa. Os custos para emitir o documento giram em torno de 1 mil reais.

A carteira é imprescindível para conduzir veículos automotores. E todos os processos do CNH Social MA 2020 estão sobre as gratuidades devem ser orientadas pelo o DETRAN.

Bem como, a solicitação da carteira de forma paga. Embora conte com a intermediação da auto escola. Faça a consulta CNH junto ao seu departamento!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

CNH Jovem 2020: INSCRIÇÕES e Regras【CNH MARANHÃO】
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.