CNH Social 2020: Inscrições, Requisitos, CNH Popular, Aqui!!

Em parceria com instituições nacionais e com o DETRAN de cada estado do Brasil, foi instaurado o programa CNH Social 2020, do qual permite que pessoas de baixa renda possam emitir uma Carteira de Motorista totalmente de graça. Para conseguir fazer parte do programa CNH Social 2020, o interessado apenas precisa se cadastrar no site oficial com as vagas deste projeto.  

CNH Social 2020
CNH Social 2020

Para saber mais detalhes sobre o projeto CNH Social e como se inscrever, continue lendo este artigo!

DETRAN CNH Social 2020

Além do DETRAN ser responsável pelo trânsito nas cidades brasileiras, este órgão também é responsável pela emissão das CNH. Pois as pessoas só poderão conduzir veículos automotivos de forma legalizada, se elas obtiverem uma Carteira de Motorista.

Atualmente este documento é algo bastante importante para grande parte dos cidadãos brasileiros. As cidades estão ficando cada vez mais urbanizadas, o que faz da mobilidade algo essencial para quem vive nas metrópoles.

E por isso, grande parte das pessoas acabam necessitando de ter veículos pessoais para se locomoverem entre pontos das cidades. Seja isso para trabalho direta ou indiretamente.

Isso fez com que a Carteira de Motorista fosse um bem bastante necessário para os cidadãos. Porém, pelo alto custo desse documento, muitas pessoas acabam não tendo condições de dar entrada no processo de emissão.

CNH Social 2020

O que fez com que o DETRAN de vários estados brasileiros entrasse em acordo com outros órgãos para a criação do projeto CNH Social 2020, do qual permite que as pessoas possam emitir este documento de forma totalmente gratuita.

Algo que permitiria que muitas pessoas pudessem ter mais oportunidades de emprego. Porém, é preciso se enquadrar nas regras desse projeto para poder participar dele.


Quem pode se inscrever no programa CNH Social 2020

Como o fato do programa CNH Social 2020 ser gratuito, muitas pessoas anualmente procuram se cadastrar neste projeto. Porém, boa parte dessas pessoas acabam não tendo realmente necessidade de recorrer a este tipo de auxílio.

Por isso, para poder participar do CNH Social 2020, primeiro é preciso passar por uma seleção especial. Regras foram criadas para determinar quem poderá ou não ser beneficiado pelo programa.

Ou seja, quem estiver dentro de todas as exigências cobradas pelo programa CNH Social, poderá fazer a sua inscrição. E com isso, concorrer a uma vaga e emitir sua CNH grátis.

Veja abaixo quais são as regras:

  • Somente pessoas acima dos 18 anos de idade poderão participar;
  • É preciso ter finalizado o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino, ou em uma da rede particular, porém, desde que tenha sido na condição de bolsista integral;
  • O interessado deverá anteriormente ter feito sua inscrição no CadÚnico e ser membro de algum programa social como o Bolsa Família;
  • Para inscrição o candidato deverá ter uma Carteira de Trabalho com emissão de pelo menos 1 ano;
  • O grupo principal de pessoas que possuem o direito a este benefício são ex-presidiários, agricultores e pessoas desempregadas a pelo menos 1 ano;
  • Além de que somente quem possuir uma renda de no máximo 2 salários mínimos por mês em sua família por pessoa, poderá participar.

CNH Social 2020

De acordo com as regras apresentadas acima, quem estiver de acordo com elas, poderá fazer a solicitação para entrar no programa. Desta forma, fica mais fácil de identificar quem realmente precisa receber o benefício do CNH Social 2020


Como se cadastrar no programa CNH Social 2020

Agora que você já sabe se poderá ou não participar deste programa, basta apenas fazer a sua inscrição em um dos sites de cadastro. Existem duas formas diferentes de fazer isso.

A primeira, é através do site do SEST/SENAT, enquanto a segunda, é pelo site do DETRAN do seu estado. Ambas as formas funcionam perfeitamente, mas você poderá se candidatar em apenas 1 delas.

Após escolher onde fará seu cadastro, basta esperar s inscrições serem abertas e então, preencher o formulário de inscrição.

Veja abaixo um passo a passo e como realizar esse procedimento de inscrição em ambos os sites:

Inscrição DETRAN:

  • Para fazer a sua inscrição através do DETRAN, entre no site do órgão de seu estado e procure por “Inscrições CNH Social”;
  • Após isso, preencha o formulário de inscrição e envie-o.

Somente com esses 2 passos você poderá se candidatar para o programa CNH Social 2020 e conseguir sua CNH gratuitamente.

Inscrição SEST/SENAT:

  • Para as inscrições neste site, você deverá esperar que as inscrições sejam abertas, entre no site através deste link de acesso;
  • Ao entrar, vá no botão “Cursos” e procure por “CNH Social” e clique nesta opção;

  • Logo em seguida, você poderá ver todas os editais para os cursos de direção e emissão da Carteira de Motorista de forma gratuita.

Nestes editais você poderá conferir quais deverão ser seus próximos passos para fazer a sua inscrição de acordo com o estado e cidade onde você reside.


Documentos de inscrição

Ao fazer o seu cadastro em qualquer um dos sites, você deverá já ter em mãos alguns documentos importantes. Pois somente com eles sua inscrição poderá ser oficializada e assim, você irá concorrer a uma vaga.

Veja logo abaixo quais são os documentos necessário para o seu cadastro no programa CNH Social 2020:

  • É essencial apresentar os números corretos do RG e CPF na hora do cadastro;
  • Se for casado, deverá fornecer o CPF e RG de seu conjugue;
  • O interessado deverá fornecer sua certidão de Nascimento ou casamento, qual for a mais atual;
  • Carteira Profissional de todas as pessoas da sua família que a tiverem;
  • Apresentar também a certidão de nascimento de filhos, ou guarda tutelar caso existam;
  • Além do comprovante de residência.

 Ao apresentar todos esses documentos em seu cadastro, você irá concorrer a uma das vagas em qualquer um dos sites que escolher se inscrever.

Com isso, caso você seja um dos escolhidos, poderá emitir sua CNH de forma gratuita pelo programa CNH Social 2020.


Estados participantes

Nem todos os estados do Brasil tem disponível o projeto da CNH Social 2020 em seus DETRAN’s. Por isso, em alguns lugares será necessário que as pessoas façam suas inscrições apenas pelo portal do SEST/SENAT.

CNH Social 2020

Para saber se seu estado tem este projeto, veja abaixo a lista completa:

  • Amazonas;
  • Pernambuco;
  • Paraíba;
  • Ceará;
  • Maranhão;
  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul.

Lembrando que todas as regras que servem para o DETRAN são as mesmas do site do SESTE/SENAT. Portanto, quem estiver de acordo com elas, poderá realizar seu cadastro em qualquer um dos programas.

A todos aqueles que forem contemplados pelo programa CNH Social 2020, ainda poderá ter benefícios futuros como fazer a renovação CNH de forma gratuita. Além de poder fazer uma consulta CNH no site do DETRAN para saber a situação de sua Carteira de Motorista.

Ou seja, não é apenas para a emissão da primeira CNH, mas para as futuras renovações. Desde é claro, que o cidadão comprove que ainda está dentro das regras apresentadas.  

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 9

CNH Social 2020: Inscrições, Requisitos, CNH Popular, Aqui!!
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.