CNH Social MG 2020: Inscrições, Documentos, DETRAN MG

No estado, a CNH social MG 2020 não é promovida pelo DETRAN. Para que os mineiros interessados no programa sejam contemplados com o CNH social MG 2020 é necessário procurar empresas privadas. Conheça melhor como funciona esse processo.

CNH Social MG 2020

Entenda a CNH social 2020

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento brasileiro que comprova a aptidão em conduzir veículos no país. Dividida por categorias, indicando quais automóveis podem ser dirigidos.

Para que seja emitida, a habilitação gera um custo aos brasileiros. Incluindo todos os processos para que seja concedida. A ideia da CNH social 2020 é gratificar a população com carteiras gratuitas.

O Governo do Estado arcar com todos os valores referentes a habilitação. O DETRAN é o responsável por inscrever, selecionar e contemplar os candidatos.

✓ Confira ainda:

Em Minas Gerais, esse programa não foi concedido. Por não estar incluso na legislação federal, a ação é opcional. E para a região mineira não existe nenhum tipo de gratuidade.


Como adquirir CNH social MG 2020?

Embora o DETRAN não permita que haja a concessão da CNH popular na região. Existe outra forma de adquirir CNH social MG 2020.

✓ Saiba como fazer a Renovação da CNH

Dessa vez, contando com a ajuda do SEST SENAT, empresa que qualifica profissionais para atuarem no setor de transporte. E possui como uma das suas ações, oferecer carteira de motorista gratuita.

Em média, são oferecidas de 30 a 60 mil habilitações por meio do programa. Gratificações para os interessados na categoria B, referente aos veículos de passeio. E as categorias C, D e E para transporte.

A proposta é permitir que mais pessoas sejam aptas a conduzir automóveis, e com isso consigam se integrar ao mercado de trabalho. Trabalhando como motorista particular, caminhoneiro, motoboy e etc.


Requisitos CNH social MG 2020

Empregadoras e os municípios do estado também podem abrir editais referentes a CNH Social 2020. Nesses casos, a seleção e as exigências vão depender das regras individuais de organização do programa.

Nas cidades, podem ser priorizados moradores de bairros marginalizados. Enquanto as empresas, bonificam seus funcionários que são destaque.

Tanto para o SEST SENAT, como em outras situações. Os requisitos de inscrição CNH social MG são:

  • Possuir mais de 18 anos;
  • Ser alfabetizado;
  • Ter na habilitação as categorias necessárias para adicionar as restantes;
  • Classificado como pessoa de baixa renda;
  • Estudantes da rede pública de ensino.

O certo é que esses programas buscam beneficiar pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o valor do documento. E por isso, filtram a seleção com requisitos que priorizam o público em vulnerabilidade social.


Gratuidades CNH popular MG 2020

Em Minas Gerais, o valor para emitir o documento gira em torno de R$1.200 a R$1.800. Incluindo todas as taxas para o procedimento.

Com o programa social, os contemplados não precisam arcar com nenhum tipo de valor. Pois fazem parte das gratuidades CNH popular MG 2020:

  • Exame físico e psicológico;
  • Cadastro de biometria;
  • Aulas teóricas;
  • Aulas práticas;
  • Exame teórico;
  • Exame prático.


Inscrições CNH Social MG 2020

As inscrições CNH social Minas Gerais 2020 normalmente são feitas de forma online. No portal criado pela instituição que oferece o benefício.

Sendo necessário informar todos os dados pessoais, enviando o formulário para análise. Dos candidatos, são classificados aqueles que cumprem com os requisitos, podendo considerar menor renda e desempregados.

O ideal é estar sempre atento as informações divulgadas nos canais oficiais das empresas. E na abertura de editais para o município.


Detran Minas Gerais

Informações sobre possíveis programas dentro do estado, e referente as taxas de emissão do documento. Devem ser comunicadas pelo Detran Minas Gerais. Os canais de atendimento são:

  • Endereço sede:  Av João Pinheiro, 417 – Boa Viagem, Belo Horizonte;
  • Telefone: 155 ou  (31) 3069-6601;
  • Atendimento: Segunda a sexta: 7h às 19h e Sábado e domingo: 8h às 15h;
  • Site: www.detran.mg.gov.br.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

CNH Social MG 2020: Inscrições, Documentos, DETRAN MG
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento. 
Compartilhe