Documento para Renovar a CNH: Como renovar? Taxas

O documento para renovar a CNH pode ser diferente dependendo do estado. Na maioria dos casos, será solicitado o documento para renovar a CNH que identifique o motorista. Trazendo informações sobre o número da sua carteira de habilitação, e identidade do titular.

Documento para Renovar a CNH
Documento para Renovar a CNH

Renovação da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que comprova aptidão em conduzir veículos automotores no país. Sua primeira via pode ser emitida a partir dos 18 anos de idade, para condução de motos e carros.

Vale dizer que a primeira habilitação dura 1 ano como permissão, em que o motorista ainda está em teste e não pode pegar nenhuma multa. E depois passa a ter validade de 5 anos. A renovação da CNH é feita após esse período de 5 anos.

A troca pela carteira definitiva não representa renovação, mas mudança. Por isso, o processo é diferente. Para idosos com mais de 65 anos o prazo é menor, e a habilitação tem validade de 3 anos, esse pode ser o tempo para pessoas com problemas clínicos e psicológicos.

✓ Veja como o programa funciona nos estados:

A data recomendada para renovar o documento fica ao lado do número de registro da CNH, normalmente destacada em vermelho. O motorista tem até 30 dias após esse limite para fazer o processo de renovação, caso contrário não pode conduzir qualquer veículo.


Como renovar a Carteira de Habilitação

Diferente do que muitas pessoas imaginam, renovar a Carteira de Habilitação é bem simples. Basta ter atenção quanto a data limite para esse processo, e reunir os documentos necessários para a renovação CNH.

O primeiro passo é comparecer até uma agência do DETRAN, e solicitar a renovação. Na ocasião, será gerado um boleto referente a taxa para emitir um novo documento. O valor varia conforme cada estado.

O condutor ainda precisará agendar consultas médicas feitas por profissionais credenciados pelo DETRAN. E custear essas etapas, normalmente são exames de visão, audição, físico e psicológico.

Feitas as perícias, basta solicitar o encaminhamento da nova carteira. A instituição realiza esse processo automaticamente, enviando a CNH para o endereço do condutor.

✓ Saiba como fazer sua consulta CNH

Alguns estados permitem que a solicitação seja feita de forma online, poupando o comparecimento até um posto do DETRAN. E necessitando apenas dos exames médicos e pagamento das taxas.


Documentos para renovar a CNH

Para ter sucesso no pedido de revalidação da carteira, é preciso comparecer até o DETRAN munido de todos os documentos para renovar a CNH. Sem a necessidade de comparecer até o posto novamente para levar outros arquivos.

O ideal é esclarecer qual a lista de documentos no site do DETRAN de cada estado com CNH gratuita 2020. No entanto, em boa parte das regiões é solicitado aos usuários:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): original (versão impressa ou CNH digital);
  • RG – original e cópia;
  • CPF – original e cópia;
  • Comprovante de residência;
  • Taxa de emissão da CNH: original ou cópia simples, apenas nos casos em que o pagamento da taxa não constar no sistema do Detran. E quando a solicitação for online.

Nos casos em que vai haver inclusão de sobrenome de casado, adição de categoria e demais alterações no documento. É preciso levar comprovantes dessas condições.


Taxas para Renovar a CNH

Cada estado possui uma tabela fixa de preços, incluindo as taxas para renovação da CNH. Vale lembrar que além do pedido para um documento atualizado, também será necessário arcar com os exames médicos.

O valor total, fica em torno de:

  • Média de custos para renovar a habilitação: R$150,00.

Essa quantia deve ser paga à vista, em boletos diferentes conforme cada etapa da revalidação. Deixar de renovar o documento não faz com que o motorista perca sua CNH, mas não tem o direito de conduzir veículos sem ela.

Sendo considerada infração gravíssima circular com a habilitação vencida a mais de 30 dias. Com multa e pontos na carteira.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Documento para Renovar a CNH: Como renovar? Taxas
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.