Estados com CNH Gratuita 2020: Estados que tem o programa

Por não se tratar de um projeto nacional, existe uma parcela de estados com CNH Gratuita 2020 no país. O programa parte da iniciativa social dos próprios estados com CNH Gratuita 2020, que normalmente utilizam essa como uma forma de beneficiar pessoas com menos renda.

Estados com CNH Gratuita 2020
Estados com CNH Gratuita 2020

O que é a CNH Gratuita 2020?

Não são todos os estados que têm o programa CNH Social 2020, isso porquê, para ser criado o projeto precisa nascer de uma lei estadual. Da iniciativa do governo daquela região, juntamente com o DETRAN.

Caso fosse um decreto federal, a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) seria oferecida de forma gratuita em todo o canto do Brasil. O documento mostra quais pessoas são aptas a conduzir veículos automotores.

Seu valor, incluindo todas as taxas para emissão, é de em média R$800 a R$1.800 dependendo do local. Quantia não acessível para todos os brasileiros. Logo, muitas pessoas não podem dirigir veículos no país.

A ideia da CNH Social 2020 é justamente beneficiar com habilitações as pessoas de baixa renda. Permitindo que elas atuem profissionalmente como motorista particular, motoboy ou caminhoneiro.


Quem pode se inscrever na CNH Social 2020?

As regras com as determinações sobre quem pode se inscrever na CNH Social 2020 variam conforme cada estado. No entanto, por se tratar de um projeto de cunho social, são priorizadas as pessoas que sofrem com a vulnerabilidade.

Selecionando pessoas de baixa renda, pedindo a comprovação do rendimento familiar mensal de até dois salários mínimos por pessoa. Entre outras solicitações que filtram o público entre os que realmente necessitam do programa.

Na maioria dos locais, são solicitados para a inscrição itens como:

  • Possuir mais de 18 anos;
  • Possuir idade mínima de 21 anos, ou dois anos de categoria B para a adição de categoria para veículo de carga;
  • Ser alfabetizado;
  • Residir no estado que promove a iniciativa;
  • Ser estudante da rede pública;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais;
  • Ter Carteira de Trabalho, mesmo em condição de desemprego no momento.

Estados com CNH Gratuita 2020

Para que os estados com CNH Gratuita 2020 firmem o projeto em sua região, é necessário destinar uma verba para emissão dos documentos. Já que os contemplados não custearão nenhum tipo de taxa.

O cadastro no DETRAN, as aulas teóricas e práticas, e os exames teóricos e práticos, são financiados pelo estado. Por isso é preciso ter um bom dinheiro em caixa para o oferecimento de aproximadamente 3 mil vagas.

✓ Saiba como conferir a lista de aprovados CNH Social 2020

Oferecem o projeto, estados como:

  • Pernambuco;
  • Paraíba;
  • Amazonas;
  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul;
  • Maranhão.

✓ Faça já sua consulta CNH

Os moradores de regiões que não iniciaram a CNH Popular, podem esperar o programa de empresas privadas. Como o Sest Senat que qualifica profissionais para a área de transporte, e oferece habilitações gratuitas.


Inscrições nos estados com CNH Gratuita 2020

O calendário com início das inscrições nos estados com CNH Gratuita 2020 varia. Alguns, iniciam a seleção no início do ano e outros preferem que o processo seja feita no segundo semestre.

As vagas são oferecidas tanto para primeira habilitação, em categoria A e B. Como adição e mudança de categoria, incluindo C, D e E. Normalmente, são de 1 mil a 3 mil oportunidades por estado.

Estados com CNH Gratuita

A seleção classifica os inscritos considerando menor renda, mais tempo de desemprego, região de moradia e ordem de cadastro. As fichas são preenchidas no site do DETRAN do estado ou em uma auto escola participante.

Na ocasião, será preciso informar todos os dados pessoais e escolher a categoria de CNH que deseja. O processo não é pago, e a consulta pelo resultado também acontece de forma online.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Estados com CNH Gratuita 2020: Estados que tem o programa
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento.