Simulado Prova Teórica Habilitação CNH: ONLINE

Com o intuito de se preparar para o exame, os alunos procuram o simulado prova teórica habilitação CNH. Conhecendo as questões que serão aplicadas, e por meio do simulado prova teórica habilitação CNH o público consegue ter uma percepção sobre quantas questões responderá corretamente.

Simulado Prova Teórica Habilitação CNH

Prova teórica habilitação CNH

Para emitir a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os interessados participam de aulas teóricas no Centro de Formação de Condutores (CFC). Normalmente, dentro da própria auto escola.

Em boa parte dos estados são necessários de nove a dez dias de preparação teórica, conhecendo a área mecânica do veículo, regras de trânsito, primeiros socorros e impacto no meio ambiente.

A finalização dessa etapa é feita com a prova teórica habilitação CNH preparada pelo DETRAN. São 30 questões de múltipla escolha que tratarão sobre os assuntos discutidos e aplicados em aula.

✓ Veja como participar da CNH Social 2020

Passam para fase seguinte, iniciando o curso prático, aqueles que acertaram 70% da prova. Isto é, no mínimo 21 questões. O exame é feito em computador, normalmente no próprio posto do Detran.


Quem deve fazer o simulado prova teórica CNH?

A grande maioria dos DETRANs do país oferecem um painel para simulação do exame. Para que os candidatos estejam melhor preparados quanto a complexidade das questões e o tempo disponível para a prova.

Nesse caso, quem deve fazer o simulado prova teórica CNH são:

  • Candidatos à emissão da 1° via da CNH;
  • Motoristas que vão reciclar o documento;
  • Motoristas que perderam o direito de conduzir veículos, e estão iniciando o processo mais uma vez.

No caso da reciclagem, o processo é destinado aos que ultrapassam o número de pontos permitidos na carteira. E por conta das infrações, deverão participar de um curso preparatório.

✓ Saiba quais são os Estados com CNH Gratuita 2020

Finalizando a aprendizagem teórica com a prova escrita. As questões para 1° habilitação e reciclagem são diferentes, o painel do simulado permite indicar qual alternativa deseja.


Aplicação do simulado prova teórica habilitação

Durante as aulas do CFC é comum que o instrutor aplique ao fim de cada conteúdo um simulado com questões sobre aquele assunto. Baseado na prova criada pelo DETRAN.

Nesse caso, a aplicação do simulado prova teórica habilitação é feito em papel. Com tempo mais amplo para discussão de cada questão, correção em grupo e com a finalidade de compartilhar aprendizados.

As regras variam conforme cada auto escola, e o treino em sala de aula não é obrigatório. Mas, ajuda a preparar melhor os alunos. Quem não conseguir pontuar dentro do esperado, deve refazer o exame.

✓ Veja qual o documento para renovar a CNH

O custo para a reprova são diferentes nos estados, e não estão inclusos no valor pago no início da emissão do documento. Isto é, a auto escola não arca com esses gastos extras, sendo responsabilidade do aluno quitar a taxa de uma nova prova.


Simulado prova teórica habilitação CNH online

A forma mais confiável de testar seus conhecimento antes do dia oficial do exame, é acessando o simulado prova teórica habilitação CNH online promovido pelo próprio DETRAN.

Outros portais oferecem a ferramenta, mas não garantem proximidade nas questões. Caso o DETRAN de determinado estado não possua essa opção, vale buscar outras alternativas.

Para acessar o sistema, o endereço eletrônico de todos os estados segue a mesma expressão:

  • www.detran.sigladoestado.gov.br.

Aprenda como fazer o acesso, usando o exemplo do estado de São Paulo:

  • No serviço “1° habilitação”, selecione “Faça simulado prova teórica”;

  • Leia com muita atenção as orientações sobre o funcionamento do teclado digital, preencha o tipo de simulado que deseja fazer e insira o código de acesso. Selecione “Iniciar” no teclado digital.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Simulado Prova Teórica Habilitação CNH: ONLINE
ATENÇÃO: O programa CNH SOCIAL do SEST/SENAT encontra-se desativado no momento. 
Compartilhe